Sobre

QUEM SOMOS

Nós somos uma igreja localizada em Feira de Santana/BA que busca pregar e viver o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo. Nossa igreja é composta por famílias e pessoas que querem servir, adorar e aprender mais sobre o Deus trino e a obra gloriosa de salvação em Jesus Cristo.

 

 

CONFESSIONALIDADE

Nós somos uma igreja reformada filiada a Igreja Presbiteriana do Brasil. Nós temos a Palavra de Deus como nossa regra de fé e prática. Nós também subscrevemos os Símbolos e Fé de Westminster (Confissão e Catecismo Maior e Menor).


 

NOSSA HISTÓRIA

Toda igreja tem uma história. A nossa história mais ampla nos coloca como herdeiros da Reforma Protestante do século XVI, sobretudo João Calvino e John Knox na Escócia, o berço da Igreja Presbiteriana (IPB). De forma mais específica, nossa história está atrelada ao início da Igreja Presbiteriana do Brasil em 1858, com a vinda do missionário Americano Ashbel Green Simoton para o Rio de Janeiro, dando início a Igreja Presbiteriana do Brasil. E, de forma mais específica ainda, com a chegada do Presbiterianismo na Bahia e em Feira de Santana, com a fundação da Primeira Igreja Presbiteriana em Feira de Santana em XXXX. 

No entanto, em 1974 a Primeira Igreja Presbiteriana de Feira de Santana saiu da IPB e aderiu a FENIP (Federação Nacional das Igrejas Presbiteriana, atual IPU), formando uma nova denominação de cunho liberal, ou seja, fortemente influenciada pelo liberalismo teológico e pelo ecumenismo. Diante disso, algumas famílias deixaram de frequentar a mesma e passaram a se reunir na casa dos irmãos, por discordarem dessa atitude. Eles se reuniram na casa da  irmã Joana Miranda de Souza, juntamente com irmãos do bairro Cidade Nova. Posteriormente, começaram a se reunir no Hotel Fernandes, de propriedade do saudoso Presbítero José Fernandes de Araújo e Raulinda Ferreira Silva Araújo. Depois, o grupo começou a se reunir no auditório da Rádio Cultura de Feira de Santana, situado à rua Prof. Geminiano Costa nº 41, centro, ficando ali por dois anos – 1976 a 1979.

O início da IPB Betel está atrelado a onda ecumênica que penetrou em muitas igrejas da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB). Assim, a Primeira Igreja Presbiteriana de Feira de Santana saiu da IPB e aderiu a FENIP (Federação Nacional das Igrejas Presbiteriana, atual IPU) em 1974, formando uma nova denominação de cunho liberal, ou seja, fortemente influenciada pelo liberalismo teológico. Diante disso, algumas famílias deixaram de frequentar a mesma e passaram a se reunir na casa de irmãos, como foi o caso da irmã Joana Miranda de Souza, juntamente com irmãos do bairro Cidade Nova. Posteriormente, começaram a se reunir no Hotel Fernandes, de propriedade do saudoso Presbítero José Fernandes de Araujo e Raulinda  Ferreira Silva Araujo. Depois, o grupo começou a se reunir no auditório da Rádio Cultura de Feira de Santana, situado à rua Prof. Geminiano Costa nº 41, centro, ficando ali por dois anos – 1976 a 1979.

A Igreja Presbiteriana Betel foi organizada no dia 9 de janeiro  de 1976, por uma comissão nomeada pela comissão Executiva do Sínodo de Pernambuco composta pelos seguintes membros: Presbítero Dr. Misael de Albuquerque Vasconcelos – Vice-Presidente; Rev. Davi Falcão – Secretário Executivo; Rev. Heinz Newman – 2º Secretário; e o Pb. Hermany Soares – Tesoureiro. A reunião foi realizada na residência do irmão Enoque Domingos de Oliveira, situada à rua Aristides Novis nº 128, Kalilândia em Feira de Santana, Bahia, sob a responsabilidade do Rev. Vicente Cardozo de Carvalho. Contando com 50 membros comungantes e 5 não comungantes.

O culto de instalação foi realizado no auditório da Rádio Cultura de Feira de Santana, onde a igreja se reuniu até o ano de 1979. Em sua organização contou com a presença do Rev. Edésio de Oliveira Chequer, Pastor da Igreja Presbiteriana da Bahia em Salvador, e do coral da mesma. Após o culto, o Rev. Vicente foi instalado como Pastor evangelista da IPB Betel, e, em assembleia geral, foram eleitos os primeiros Presbíteros, a saber, Er da Rocha Rios, Antonio Fernandes da Silva, José Gonçalves de Almeida Lobo, José Fernandes de Araujo e David Freitas Nunes, bem como três Diáconos, a saber, Elpídio Apolinário de Carvalho, Raul dos Santos e Daniel Lopes Pereira. 

O terreno onde o templo foi construído foi doado pelo Presbítero Pedro Paulo de Oliveira na rua Lima nº 173, atual Luiz Bahia, Bairro Capuchinhos. Além disso, a Prefeitura de Feira de Santana, com a anuência da Câmara Municipal, também doou alguns lotes, formando o local que até hoje nos reunimos. 

O primeiro templo foi edificado com esforço, empenho e doação, principalmente das mulheres da SAF, que já era organizada desde 1975, que efetuaram várias campanhas para este fim, além de fornecer almoços e lanches aos irmãos que trabalhavam na obra da construção. Destacamos o papel do Presbítero Elpídio Apolinário de Carvalho, que como mestre de obras esteve sempre à frente da construção. Jovens, adolescentes, homens e senhoras, todos não mediram esforços para realizar as campanhas e os mutirões em prol da construção do templo e dos salões anexos. Se hoje estamos reconstruindo tudo, é porque outros irmãos lutaram pelo patrimônio que hoje reformamos. 

Durante esse período, a igreja teve muitos momentos e vários pastores. O pastor Vicente pastoreou a Igreja até 1979, quando saiu com um grupo de irmãos e organizou outra igreja. Posteriormente deixou a Igreja Presbiteriana do Brasil. Porém, a Betel, mais uma vez, continuou firme, apesar das tempestades. Vários irmãos permaneceram fiéis e foi designado o pastor Idelfonso Trindade que pastoreou a Betel de 1980 a 1983.

Durante o ano de 1981, a igreja foi pastoreada pelo pastor Sebastião Milton Camargo e posteriormente pelo pastor Edésio Chequer. Novamente, o pastor Idelfonso ocupa o pastorado em 1982 e fica até 1983, continuando a obra da construção dos salões e casa pastoral. Em 1984, assume o pastorado o pastor José Roberto Alves da Costa Santos. No seu pastorado conclui-se a casa pastoral e passou a residir na mesma. Nesse período, a igreja passa a fazer parte do PSCB (Presbitério Central da Bahia), a partir de 1990. Ele permaneceu na Igreja até 1991. Durante o seu ministério as congregações do Parque Ipê e São Gonçalo recebem a doação de um terreno para construção do local de culto.

Em 1992, assume o pastorado o pastor Edmilson Souza Almeida. Durante o seu ministério a Igreja assistiu a um trabalho em Poção, povoado próximo ao Jorro, e às demais (03) Congregações. Foi adquirido um veículo para a Igreja, uma Kombi através de campanhas e doações. Nesse período, a igreja enfrenta muitas lutas e o pastor permanece na igreja até 1994, vindo posteriormente a deixar a IPB. É também nessa época que a igreja recebe a doação do terreno do Acampbetel, pelos irmãos Aurelino e Rita (26/09/93).

Em 1995, assume o pastorado o pastor Eliezer de Araújo, que permanece até 2008. No seu período, a igreja expande suas congregações e cresce. O mesmo foi eleito pastor emérito em dezembro de 2007. Depois, o pastor Moisés Araújo dos Santos, assume a igreja por um breve período (um ano). É nesse período que igreja também enfrenta muitas lutas, mas Deus mais uma vez foi bondoso.

Após o pastor Moisés, o pastor Robério Azevedo é eleito e, pela graça do Senhor, continua até hoje. Atualmente, a igreja tem como características: um culto bíblico, pregação expositiva, zelo pela confessionalidade e ênfase na piedade cristã. Pela graça de Deus, temos recebido um crescente número de novos membros e estamos terminando a reforma do prédio da igreja.

 

UM LUGAR PARA VOCÊ

Na nossa igreja você encontrará um lugar para aprender, com fidelidade e amor, a Palavra de Deus.

Endereço

Rua Luiz Carlos de Carvalho Bahia, 173. Bairro Santa Mônica, Feira de Santana - BA, 44.077-440.

Siga-nos

© IGREJA PRESBITERIANA BETEL ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
});